Friday, January 02, 2015



O Dakar está a começar. Já não era sem tempo.

 Se nas motos a maior novidade é a não participação do Després - este ano mudou-se para os carros e vai ao volante de um Peugeot - nos carros é com grande expectativa que se espera a prestação do Sainz e do Peterhansel.

 Acho que esta expectativa se prende para lá do regresso da Peugeot à prova mais impressionante do mundo. O interesse está também no facto dos Peugeots estarem a quebrar um paradigma, em muito criado por eles há mais de vinte anos atrás. O paradigma das quatro rodas motrizes. É verdade que o Schlesser já ganhou um Dakar com um buggy, mas foi em condições muito especiais, num Dakar quase desenhado para ele.

A Peugeot, que nos anos oitenta saiu dos ralis para nos brindar com autênticos recitais de pilotagem do Vatanen no deserto, sempre aos comandos de carros com tracção às quatro rodas, aparece agora com uma coisa que não é um buggy, mas que só tem tracção atrás. Para mostrar como séria é a sua aposta, contratou dois dos melhores pilotos do mundo e diz que vai fazer frente aos Mini.

 Estou de facto curioso para ver como aquele carro de rodas de diâmetro de camião e com uma distância entre eixos de um Smart, se irá comportar frente aos Mini de quatro rodas motrizes. Para já, parece que pelo menos em conceito, a solução não será muito má, ou não tivesse a Mini colocado, a título experimental, também um buggy a correr nesta edição, só para ver como é passar uma duna sem as rodas da frente a ajudar.

No comments: