Tuesday, April 09, 2013

O erro de Descartes



No Sábado estive em Fafe e partilhei da emoção daqueles milhares de fãs, quando se começou a falar de uma hipótese real do rali de Portugal voltar aquelas paragens.

Honestamente, nunca pensei que tal fosse voltar a acontecer, pois a razão - e as duas horas que demorei a sair do Confurco - leva-me a crer que em termos objectivos, o Algarve é um sítio muito melhor apetrechado para receber uma prova do mundial. Tem um aeroporto por perto, uma oferta hoteleira impar, melhores acessos, classificativas mais desanuviadas e uma região que bem precisa deste tipo de eventos para compensar um pouco a época baixa.

Foi um português, António Damásio que escreveu que não há razão sem emoção. Ficou famoso com tal afirmação, no livro que se tornou um best-seller, "O Erro de Descartes".

Fafe é o oposto do Algarve, é em tudo o que é concreto e objectivo, pior que o Algarve. A razão desaconselharia a troca, não fosse a emoção. A emoção de ver milhares a vibrar à beira da estrada. A emoção da verdadeira paixão pelo desporto automóvel. É essa emoção que justifica a razão da decisão de trazer o rali de volta à catedral.

António Damásio tinha razão, nada se decide sem emoção. A prova disso pode ser encontrada aqui mesmo, em Fafe e no seu Rali de Portugal.

No comments: