Monday, July 23, 2012

Há quem faça a diferença, sempre.

Merecem cada cêntimo que ganham, simplesmente porque fazem a diferença a cada corrida que passa. Acredito que o título deste ano é para o Alonso. Não tenho grandes dúvidas disso. Este será um título que deveria valer por dois.

Deveria valer por dois porque o espanhol tem sido simplesmente soberbo, para lá de bom. Quando o Ferrari esteve mais fraco, limitou danos, sempre que há uma oportunidade, não dá hipótese, vai lá e ganha. 

Ontem poderia ter acontecido uma corrida enfadonha, já que o Ferrari liderou da primeira à última volta. Nada disso, foi emocionante ver como Alonso foi perseguido de muito perto, quase sempre de menos de segundo, e apesar disso, mesmo com o DRS utilizado sistematicamente pelos seus adversários, controlou sempre a corrida, não dando nunca hipótese a ninguém. Soberbo em tudo, velocidade, táctica e inteligência. 

Se Alonso será campeão, muito o deve a Kimi Raikkonen, pois o finlandês tem feito o que Massa nunca fez, mas devia, i.e., roubar pontos aos adversários do primeiro piloto da Ferrari. 

Já não sei se foi o Panis ou outro qualquer ex-piloto francês que dizia que neste ano o piloto que mais impressionava era Kimi Raikkonen. Pouco importa, porque não dou qualquer crédito a pilotos de F1 franceses - uma questão de princípio - utilizo apenas a associação para reafirmar que apesar de eu ser completamente faccionso em relação ao "Iceman", acho que qualquer um tem que "dar a mão à palmatória" relativamente à prestação de um piloto que esteve a brincar aos ralis durante dois anos, chega a uma equipa completamente desorientada e sistematicamente mete o carro nos cinco primeiros, sem erros ou acidentes - quem duvidar muito, que compare com o colega Grosjean. 

O Kimi só ainda não conquistou o lugar mais alto do pódio porque não tem uma equipa que seja minimamente inteligente em situação de corrida, como se viu ontem, quando aplicou uma táctica contrária a toda a gente que estava em pista - onde é que eles estavam com a cabeça quando lhe montaram pneus moles para o segundo stint? 

De resto, para não massacrar novamente o triste do Massa, vou apenas realçar Hamilton. Teve azar quando furou, a corrida estava arruinada. Entrou para a pista, foi dobrado pelos primeiros, mas antes de abandonar, mostrou a todo o mundo que era pelo menos tão rápido como os líderes da corrida e decidiu ultrapassar Vettel. Porque é que o fez? - perguntava o irritado alemão. Fê-lo porque podia. Porque ao invés de passar ao lado da corrida, mostrou do que era capaz e ainda se foi a rir para as boxes. Certamente que ao fim do dia se riu em conjunto com a Nicole... 

Hamilton é assim, por mais tonto que seja, tem um propósito, de marcar a F1 enquanto faz o que gosta. Apesar da escassez de títulos, tem conseguido os seus propósitos e tem-no feito, arrastando uma eternidade de fãs atrás de si, basta comparar com Vettel; que em menos tempo tem conseguido mais títulos, mas não consegue arrastar ninguém a um circuito de F1, sendo mesmo batido em popularidade pelo impopular Schumacher.

No comments: