Tuesday, August 10, 2010

Bicicletas de ciclismo?


Há uns anos atrás o Doug Polen ganhou o Campeonato do Mundo de Superbikes com uma moto que só tinha quatro velocidades, quando a concorrência utilizava caixas de seis. O Polen não era maluco, nem a Ducati tinha falta de carretos da quinta e sexta. O reduzido número de relações de caixa devia-se ao motor, que era tão bom que não precisava de mais. O americano explicava as coisas de forma simples, "... enquanto se está a passar de caixa não está a ser transmitida potência à roda, logo está-se a perder tempo, por isso quantas menos velocidades tiver que meter, melhor, menos tempo perco e este motor dá para isso tudo e muito mais. Ainda vou experimentar só com três relações de caixa, uma para arrancar, outra para o miolo e a última para a recta".

Desde então, sempre que vejo alguma marca a desfazer-se em publicidade a veículos com caixas de muitas velocidades - seis, sete, oito e agora de nove - suspeito sempre que tal se deve ao facto do motor não ser grande coisa.

Agora é a Mercedes a avançar com uma caixa de nove velocidades. Das duas uma: ou a marca de Estugarda está a projectar automóveis para concorrer com bicicletas de ciclismo ou então os motores destes veículos têm a mesma faixa de utilização de uma tanga "fio-dental".


***

Opinião:

De facto é uma observação/desabafo válido...
Mas penso que esta recente mania de transformar a caixa de velocidades numa agenda telefonica, em que não tarda nada os carretos irão estar por ordem alfabética para a malta não perder a ordem,deve-se à tentativa de reduzir consumos...
O que vai levar a motores menos rotativos, mais mudanças, menos necessidade de muita rotação...
É chato, mas enquanto se insistir nos hibridos/electricos que no fundo continuam a queimar o mesmo combustível de sempre esta será a mudança esperada, mesmo nos old school combustão interna...

Esperemos que o hidrogénio apareça brevemente :D

Aí serão realmente electricos, limpos, e só irão precisar de 1 carreto pa frente e outro pa trás... (perde-se roncar do v8, mas não pode ser tudo mau)


(P.)

1 comment:

P. said...

De facto é uma observação/desabafo válido...
Mas penso que esta recente mania de transformar a caixa de velocidades numa agenda telefonica, em que não tarda nada os carretos irão estar por ordem alfabética para a malta não perder a ordem,deve-se à tentativa de reduzir consumos...
O que vai levar a motores menos rotativos, mais mudanças, menos necessidade de muita rotação...
É chato, mas enquanto se insistir nos hibridos/electricos que no fundo continuam a queimar o mesmo combustível de sempre esta será a mudança esperada, mesmo nos old school combustão interna...

Esperemos que o hidrogénio apareça brevemente :D

Aí serão realmente electricos, limpos, e só irão precisar de 1 carreto pa frente e outro pa trás... (perde-se roncar do v8, mas não pode ser tudo mau)