Sunday, January 31, 2010

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Alfa Romeo Brera (42)


Numa lista como esta encontramos verdadeiros ícones de beleza e elegância automóvel. Algumas das viaturas que aqui figuram, em determinados momentos, são simplesmente perfeitas. Há outras que não podendo concorrer com as anteriores pela pureza das linhas, aqui marcam presença pelo seu conjunto, pelo que significam e representam ou pelo que nos transmitem, todos os dias, numa qualquer estrada junto de nós.

Há por aqui muitos veículos de quatro rodas que são como a Nicole Kidman, que no sítio e no momento certo, numa passadeira vermelha quando da entrega dos Óscares, transmite aquele sentimento de perfeição divina.

Outros estão aqui por serem do mais terreno possível, que passam pelas trivialidades do dia-a-dia sem nunca deixarem de nos emocionar ou de nos suscitar o sentimento de desejo mais primário e selvagem. São como a Monica Bellucci, sempre estonteantes em qualquer ocasião, seja numa passadeira vermelha, numa cena de violação rodada num buraco qualquer ou num vão de escada de esfregona na mão. Para vincar a diferença, imaginem a cena piedosa que seria ter a Nicole a servir traçadinho e pasteis de bacalhau, atrás do balcão duma tasca em Aljustrel. Na mesma cena coloquem agora a Monica com o avental decotado e imaginem a experiência inesquecível que seria beber uma taça de tinto servido pela escultura italiana.

O Alfa Romeo Brera é a Monica Bellucci do mundo dos carros. A passar numa viela em Alfama, estacionado em cima de um passeio qualquer, a cruzar a marginal ou de mala aberta a carregar legumes no mercado do Bolhão, o Brera é sempre belo e sensual. Nunca li nada de especial relativamente às suas capacidades dinâmicas, mas o que é que isso interessa (?), este é um daqueles carros que se compram com o coração ou com qualquer outra parte do corpo que não a razão.

O Brera é um símbolo da arte e da criação do homem em qualquer momento, ocasião, estrada ou lugar. É daqueles carros que faz sempre sentido, cuja beleza não tem caprichos. Possui aquela presença que só se encontra em alguns super-carros e por menos de 50 mil euros não se compra nenhuma outra obra de arte. Seguramente uma das 49 mais belas máquinas de quatro rodas.

1 comment:

albano@usa said...

Claramente o novo RZ (em termos de presenca), mas desta vez com uma beleza que nao o levam a ter uma alcunha tipo "O Monstro..."!

A garagem de um "Alfisty" com ambos parados lado a lado pode muito bem ser descrita pleo titulo "A Bela e o Monstro!..."