Sunday, April 19, 2009

Red Bull dá-te barbatanas


Também acredito que o Vettel é dos melhores pilotos a andar à chuva, mas isso não tira nenhum mérito a ele ou à equipa na vitória de hoje. Os ingleses dizem que em condições normais o Button ganharia novamente, mas isso é novamente o facciosismo inglês a falar, porque as condições de hoje foram perfeitamente normais. É claro que choveu, mas a imprevisibilidade do tempo faz parte da F1, para além do mais choveu para toda a gente e começou bem antes da partida, pelo que toda a gente teve tempo para se preparar para mais um GP debaixo de um dilúvio.

O Vettel esteve magistral assim como a Red Bull, que tem no momento o melhor carro do pelotão dos que não têm o famigerado difusor milagroso. É um piloto muito rápido mas também simpático numa equipa que já é mais o que só simpática, pois coloca todos os GPs quatro carros muito competitivos em prova, mostrando que não estão ali só para vender bebidas taurinas, vieram para ganhar. Palavra para o Webber que não estando isento de um erro que temporariamente lhe custou o segundo lugar, colocou a faca nos dentes e numa grande ultrapasagem ao Button conquistou de novo a segunda posição. É a garra e a forma correcta e elegante como o australiano disputa as suas provas que fazem com que para mim seja um dos melhores do campeonato.

Sem garra novamente a Ferrari, que voltou a arrastar-se pela sarjeta. Mau demais para estar aqui a falar novamente.

Button fez uma corrida certinha, cometendo apenas um erro, mas conquistando pontos que lhe serão úteis mais lá para a frente do campeonato, quando os ouros começarem a ganhar terreno na desvantagem técnica.

Barrichelo irreconhecível em corrida. Foi o piloto mais rápido na qualificação, se fizermos o ajuste de pesos. Quando vi a chuva pensei que fosse uma corrida para o brasileiro, que se costuma superar quando há água em pista. Aconteceu tudo ao contrário, desaparecendo completamente, talvez devido a um mau acerto no carro ou algum imprevisto técnico.

Palhaçada do Hamilton que em conjunto com o Nakajima e com Piquet, conheceram todas as escapatórias do circuito chinês. O inglês é rápido que nem uma bala, mas novamente foi apanhado pelo sindrome de vaca louca, perdendo-se a conta às vezes que saiu de pista, acabando a prova atrás do seu companheiro de equipa, Kovalainen. O que impressiona é a sorte do inglês que conseguiu sempre voltar à pista com o carro intacto, há quem diga que é sorte de campeão.

Há muito que se criticam os "novos" circuitos da F1, por serem enfadonhos e não permitirem grandes espectáculos, mas hoje há que louvar o circuito da China. Numa corrida disputada debaixo de um dilúvio, com pilotos a saírem de pista a toda a hora, só abandonaram três carros e dois foram por avaria mecânica. A drenagem do circuito e as escapatórias bem desenhadas e em asfalto permitiram que os pilotos se mantivessem em prova sob condições que levariam a imaginar uma hecatombe. Uma prova disputada nas condições atmosféricas de hoje, num dos circuitos tradicionais, como por exemplo Silverstone, acabaria certamente com menos de dez carros classificados.

3 comments:

Pilotaço said...

Estou convencido que a táctica da Brawn saiu furada pelo inicio de corrida com o SC. Foram penalizados por terem mais peso nos carros no inicio da corrida e quando podiam estar na luta pela vitória voltou a entrar o SC e acabou de vez com as esperanças do Button que teve a frieza e intelig~encia de se contentar com o terceiro lugar e não entrar em loucuras como o fazia no passado...
Parab~ens ao Vettel que tem feito uma carreira notável na F1 (tendo em conta que não foi feito no laboratório como outros)
já a minha Ferrari é melhor nem falar: zero ontos em 3 corridas! Volta Todt que estás perdoado

Anonymous said...

Já disse aquando da vitoria do Vettel em Monza 2008, e repito. Estamos a assistir ao vivo e a côres ao nascimento de um futuro Campeão do Mundo, de quem nos vamos mais tarde recordar, por grande corridas, vitórias e campeonatos. É sem dúvida um predestinado!
O Presidente

Pilotaço said...

MV Augusta dá-te asas....