Sunday, March 29, 2009

O Santo Graal da F1


As histórias fabulosas sobre o cálice sagrado diziam que quem dele bebesse rejuvesneceria de imediato. Na F1 esta imagem do Santo Graal encaixa que nem uma luva ao Ross Brawn, responsável máximo pela maior ressurreição da história do desporto automóvel.

As emocionantes imagens do Button a sair do carro aos pulos para se dirigir de imediato ao Barrichelo para se abraçarem de alegria, dizem muito do estado de espírito destes dois pilotos, que foram lentamente enterrados vivos nestes últimos dois anos de inferno japonês "made by Honda" e que em pouco mais de um mês se viram renascidos pelo Ross Brawn, ao ponto de terem feito a dobradinha no GP de estreia. É raro ver uma imagem de tanta união e sintonia como se viu hoje entre a equipa da Brawn GP.

A figura da corrida é sem dúvida Brawn GP, pois colocou o melhor carro em prova e geriu a corrida de forma imaculada. Dos seus pilotos pode-se dizer que o Button esteve imperial não errando em nada e que o Barrichelo foi guerreiro, mesmo se teve uma ponta de sorte ao conseguir o segundo lugar teve também muito de mérito, pois o brasileiro, após o erro da partida, fez uma corridaça.

Se não fosse a Brawn o protagonista da equipa seria o Hamilton, que partindo do fim da grelha galgou lugares até à terceira posição, numa exibição agressiva, como habitual no campeão do mundo, mas sem qualquer erro, o que já não é tão habitual. Para além do show de condução ainda mostrou a toda a gente que o KERS funciona e que faz diferença, principalmente nas ultrapassagens.

Em oposição esteve a Ferrari, que voltou a envergonhar qualquer tiffosi que se preze desse nome. Triste, paupérrima, patética, tudo adjectivos que serviam bem à equipa italiana, que não só viu o Massa abandonar com problemas no carro, como ainda teve o Raikkonen de encontro a um muro quando seguia sózinho, sem qualquer pressão de adversários. Absolutamente vergonhoso.

Realce para a FIA que mesmo sem saber parece que conseguiu criar as condições para voltarmos a ter corridas bem renhidas. Ultrapassagens não faltaram e até os pneus macios da Bridgestone (feitos de borracha de apagar lápis) que só duravam até saírem da linha de boxes, ajudaram à festa.

Referência final para o Japão onde pelos lados da Honda se devem estar a afiar as Katanas de Samurai para fazer alguns sacrifícios na reunião de direcção de amanhã.


4 comments:

pilotaço said...

Finalmente corridas á séria! Só tenho pena que o Todt já não esteja na ferrari para competir com o seu delfim...

Anonymous said...

Penso que se esqueceram de comentar o segundo facto mais relevante na primeira jornada: O Hamilton.... fica o reparo!!!!!

Plakona

bsendas said...

o hamilton, o trulli e o glock poderiam ser inseridos no mesmo pacote

Anonymous said...

Grande Corrida!
Parecia um conto de fadas!
Mais a confirmação dos "magos" Ross Brown e Adrian Newey, e do hiper-talentoso Vettel, um piloto dos que aparecem de 10 em 10 anos!
Mas o Kubica talvez fosse buscar o Button...
Isto promete!
O Presidente