Sunday, February 08, 2009

Museu Porsche - desde o Carrera GT que não criavam nada tão bom


“No início olhava à volta mas não conseguia encontrar o carro com que sonhava, então decidi construí-lo eu próprio.” – Ferry Porsche

Acho que foi com este propósito que construíram o novo museu, porque de facto, um edifício daqueles só pode nascer do sonho de alguém.

Muitos disseram que o novo museu da Porsche nasceu para bater o espaço vizinho da Mercedes, mas se olharmos para ambos vêmos que não há praticamente nada que se possa comparar entre um espaço e o outro. Ambos têm o automóvel na sua génese, mas nada mais que isso.

O espaço da Mercedes louva o automóvel como protagonista na história da civilização moderna, como instrumento do homem, tendo aqui e ali alguns rasgos de emoção para além das suas funções básicas como meio de transporte.

O museu da Porsche é exactamente o oposto, focando-se, quase maioritariamente, nos momentos de paixão da marca pelo automóvel como objecto de culto. Ali observa-se a obra e o que esteve na sua génese, por si só, sem interpretações paralelas ou correlações sociais. Excepões feitas ao Carocha e a mais alguns trabalhos que a marca fez para terceiros, tudo gira à volta de criações que tiveram como objectivo maior, serem mais rápidos e capazes de serem utilizados por qualquer um, em qualquer estrada, a qualquer altura.

Ali coisas como o Cayenne, o 924 ou o Boxster, têm aparições muito envergonhadas, porque simplesmente não se revêem na máxima que deu origem a todo o fascínio que representa a Porsche.

“No início olhava à volta mas não conseguia encontrar o carro com que sonhava, então decidi construí-lo eu próprio.” – Ferry Porsche

2 comments:

Anonymous said...

Li algures que Ferry Porsche disse um dia quando questionado sobre a hipótese de lançarem um carro a diesel: "O prazer de condução só começa a partir das 5000", só por vergonha esta frase não aparece no museu.

P.S: Visto de fora o museu parece estar ao nível de 911

Anonymous said...

Carissimo,

Vejo q desfrutas a vantagem de poder dizer, vou tomar cafe a Zuffenahusen ou a Unterturkeim.

"Nos meus tempos" era um pavilhao no meio da fabrica e uma "garagemzeca" ao lado da linha de pintura.

AC muito obrigado por nos ires mostrando as melhorias e agucando o apetite...