Monday, February 23, 2009

Evolução? Talvez.


Não tenho absolutamente nada contra o excesso de potência nos automóveis, na realidade acho que esse problema nem sequer existe. A potência nos automóveis é como o dinheiro nos bolsos, nunca é demais. Não quer dizer, no entanto, que às vezes não pareça um pouco desproporcional e até mesmo ridícula.

A Alfa tem agora uma versão GTA do pequeno MITO, com 240 cvs!!! Como muitos de vocês já
aqui escreveram, não é nada que deva preocupar os condutores, é só uma questão de mais ou menos ajudas electrónicas e da forma como estas domarão as bestas debaixo do capot. É certamente por isso que hoje vêmos o aparecimento destas torradeiras anabolizadas com a maior das naturalidades.

Há vinte anos atrás não era estranho ver alguém a benzer-se quando se cruzava na rua com um Renault 5 GT Turbo, como que se estivesse a vislumbrar o anti-cristo. Os cangalheiros viam-no com agrado, pois os seus honestos 120 cvs eram garantia quase certa de clientes futuros. Vinte anos passados, assistimos à dobragem da potência com a mesma naturalidade com que encaramos a escova de dentes eléctrica.

3 comments:

Anonymous said...

é pena é que o além da potência o peso também dobrou

Anonymous said...

Não confundamos estratégias de Marketing de empresas de saúde oral, com a evolução do mundo automóvel: evidente que o potência subiu, mas concomitantemente houve uma evolução da segurança activa e passiva, que penso que coloca os pratos da balança equilibrados. É sempre bom conduzir mais rápido, mas principalmente é bom conduzir melhor....

Plakona

Anonymous said...

Ainda hei-de ter um R5 GT Turbo, raios me partam!
Era absolutamente imbatível! Quem tinha dotes de pilotagem, fazia umas flores na altura! Quanto aos acidentes e/ou mortes, o Polo G40 é que era mesmo mau, pois tinha tudo subdimensionado, desde travões a pneus e suspensões. Um susto!
O Presidente