Thursday, February 05, 2009

Apelo ao WRC antes que seja tarde demais


Mais um ano e o mesmo apelo, já feito nos dois anteriores. Por favor, introduzam no WRC a regra das “bonificações” com lastros, à semelhança do que se faz no WTCC. Em tempos de crise, são necessárias medidas extraordinárias, que tenham impacto no curto prazo.

Sendo uma regra com que discordo por princípio, por mascarar a falta de competitividade beneficiando os mais lentos, acho que com o objectivo de salvar o campeonato devia ser implementada de imediato, antes que seja demasiado tarde.

Certamente que o Loeb iria ficar chateado, pois não tem culpa de ser muito melhor que os outros todos, mas face à morte iminente do campeonato, outros valores se levantam e cabe a todos cederem um pouco durante a tempestade para que ainda cá estejamos quando a bonança chegar. Afinal de contas é isso que tudo quanto é contribuinte por esse mundo fora está a fazer, a entregar parte dos seus impostos para financiar o sistema, à espera que não se afunde tudo com esta crise e ainda reste alguma coisa para sobrvivermos na reforma.

A solução era simples, lastrava-se o primeiro classificado de cada prova com 25 kg, o segundo com 10 kg e o terceiro com 5 kg. O lastro era retirado sempre que se acabasse fora do pódio, à taxa de 5 kg por lugar na classificação, até se atingir o peso mínimo regulamentar. Assim o quarto lugar descontava 5 kg, o quinto 10 kg e por aí fora.

Se assim fosse, as quatro ou cinco provas iniciais seriam ganhas pelo Loeb e depois as coisas nivelavam, sendo que deveríamos ter luta até ao final do ano.

***


Opinião:



O Problema neste momento vai muito para alem da competitividade dos carros.Não é o peso que fará a diferença, isto não é um prova ao milímetro como acontece nos circuitos. Não são 30kg que param o Loeb, apenas lhe darão um pouco mais de trabalho, o problema vai muito para alem do peso.A salvação estará provavelmente nos S2000, ou S2000 plus, sejam os que forem tem é que ser mais baratos por forma a atrair novas marcas, e novos pilotos, porque quando grandes pilotos como P. Solberg, entre outros, não tem lugar, quanto mais caras novas, isto não é com mais peso ou menos peso que a coisa se equilibra, é muito para alem disse.O WRC está em crise e precisa de uma grande reforma. Se a FIA se preocupasse tanto com o WRC como com a F1 nada disto acontecia, a F1 de certa forma ainda está em alta e todos já falam na iminência da crise, mas no WRC foi preciso ela chegar e instalar-se a toda a força para que sejam tomadas medidas....
(pLopez)

2 comments:

Anonymous said...

Ainda hoje, a falar com um amigo, também aficionado pelo mundo automóvel, foi posta a tónica neste problema despontado: efectivamente temo que as provas desportivas automobilísticas de renome, como é o caso do WRC, venha a acabar, não só pela crise financeira mundial, mas também pela falta de competividade existente. É claro que o mais prejudicado será o astro Loeb, mas com esta boa opção sugerida, também servirá de alento para o endeusar mais ainda....

Plakona

Pedro said...

O Problema neste momento vai muito para alem da competitividade dos carros.

Não é o peso que fará a diferença, isto não é um prova ao milímetro como acontece nos circuitos.

Não são 30kg que param o Loeb, apenas lhe darão um pouco mais de trabalho, o problema vai muito para alem do peso.

A salvação estará provavelmente nos S2000, ou S2000 plus, sejam os que forem tem é que ser mais baratos por forma a atrair novas marcas, e novos pilotos, porque quando grandes pilotos como P. Solberg, entre outros, não tem lugar, quanto mais caras novas, isto não é com mais peso ou menos peso que a coisa se equilibra, é muito para alem disse.

O WRC está em crise e precisa de uma grande reforma.

Se a FIA se preocupasse tanto com o WRC como com a F1 nada disto acontecia, a F1 de certa forma ainda está em alta e todos já falam na iminência da crise, mas no WRC foi preciso ela chegar e instalar-se a toda a força para que sejam tomadas medidas....