Friday, December 05, 2008

Antes a Honda que o BPN


Um tal de Oliveira e Costa, parece que andou anos a fio a fazer asneira atrás de asneira, para não dizer trafulhice e incompetência, mas no final o veículo de tanta sacanagem económica, o BPN, acabou salvo por todos nós, enquanto contribuintes. No mais puro sentimento social, o governo lançou-se, com o nosso dinheiro, em auxílio de uma instituição que bateu no fundo única e exclusivamente por incúria, ganância e incompetência de quem o geria. Quanto aos depositantes do banco, estes não merecem muito mais do que os accionistas e administradores, pois sempre foram remunerados, pelas suas poupanças, acima da média e se tinham lá o dinheiro era porque queriam. Se o quisessem seguro, que o colocassem na CGD, que ao menos esse é o banco de todos nós e nunca o deixaríamos ir ao fundo.

No fundo somos “todos" uns samaritanos do melhor e talvez porque quem nos governa tenha uns “rabos presos” na administração e/ou no corpo de accionistas do BPN, lá vamos enterrar mais uns milhões num sítio que nunca justificou tal acção, pois pouco ou nada deu à sociedade, a não ser lavagem de dinheiro e desvios de capitais através de paraísos fiscais.

Parece que o banco tem uma grande colecção de arte. Sabe-se lá como é uma instituição bancária tem um gosto assim pela pintura, a não ser que lhe tenha sido entregue a troco de dinheiro “limpo”. Ao que me importa, ainda estou para ver se a vão colocar, à colecção, ao dispor dos novos accionistas (os contribuintes) ou se será dispersa por casa de alguns dos novos administradores e amigos do partido. Se calhar já está em casa da tal ex-mulher do tal Oliveira e Costa…

Isto tudo, por causa da equipa Honda na F1, que também sofreu de má gestão, se bem que nem por sombras tão danosa como a do BPN e que agora está a fechar portas. Os gestores da F1 e o público em geral, vão deixá-la extinguir, pelo simples facto de que por aquelas bandas, vigora a lei da sobrevivência e como tal, só os mais fortes sobrevivem, tudo o resto é selecção natural.

Ao invés do que sinto pelo BPN, pelo Dias Loureiro e pela ex-mulher do Oliveira e Costa, não me importava de salvar a equipa Honda de F1, porque o Ross Brawn, o Button e o Barrichelo merecem. Ao contrário dos primeiros, tenho-os todos como pessoas de bem, cumpridoras e honestas. Infelizmente, são normalmente sempre os que congregam este tipo de qualidades os primeiros a ir ao fundo, a não ser que sejam amigos do Estado Português.

1 comment:

Anonymous said...

Por acaso nao percebi o titulo, nem a justificação...
Ah, agora entendi...deve ser porque o inenarrável ex-administrador do grupo BPN, "OS" sobejamente conhecido na noite portuense, já não estava no BPN desde 2001! É que este OS era um espectáculo, e muito contribuiu para a felicidade de alguns: desde os pilotos dos automóveis a quem ele patrocinou, passando por boxeurs/seguranças tb patrocinados, além das rocambolescas "angariações" de "mulheres da vida" em não menos épicos voos de lazer Porto-Rep. Checa (ou Hungria???)-Inglaterra-Porto. Só há um lado "cusca" em mim em que gostava de saber quais eram os pilotaços da nossa praça que lá estavam nesse célebre voo no jacto particular do BPN!!!!É que o objectivo secundário (as gajas primeiro claro, que era negócio) era a presença em provas automobilisticas em Inglaterra...
Enfim,pelo que só há que dizer: encontrem este "OS" rápido, e reconduzam-no novamente a administrador no BPN, para que relance a fileira de patrocinios ao desporto automóvel, e traga mulherada da mais fina estirpe ah ah ah
O Presidente da Junta