Sunday, October 12, 2008

Se não fosse o Loeb


Depois da Catalunha e da Córsega não se pode dizer que o Mundial não seja renhido. Se exceptuarmos o Loeb, os três primeiros acabam no mesmo minuto, sendo que se verificam várias trocas de posição ao longo da prova, numa pelotão com mais de 15 WRCs.

O problema está mesmo no Loeb que anda muito, mas muito mais do que os outros todos. Se o francês não corresse, o rali espanhol tinha sido disputado metro a metro entre o Sordo, o Hirvonen e o Duval e agora em França, tinhamos os três pilotos da Ford no pódio.

Por mais que se goste do fabuloso campeão francês, o que é facto é que o seu domínio é também um dos factores que está a arrasar o mundial de ralis. Estes monopólios, por mais meritórios que sejam, arrefecem o entusiasmo por qualquer disciplina, veja-se a F1 dos anos em que o Schumi corria sem concorência, as MotoGP nos tempos do Doohan, ou mesmo o nacional de ralis dos últimos dois anos com o Bruno e com a Peugeot.

2 comments:

Anonymous said...

ou no mesmo nacional de ralis, mas com o Armindo Araújo...
O que o Loeb faz é incrível. É que nem é só a rapidez dele... a capacidade de não falhar (ou fazê-lo mesmo muito pouco) é ainda mais gritante.
O WRC perdeu o Gronholm por causa disto... Penso que ele nao queria desgastar ainda mais a sua imagem, mas o campeonato parece de facto estar a perder muito mais. Depois, com azares de pilotos espetaculares como o Galli e a falta de mais equipas no topo não ajuda.

Apetece-me escrever sobre o assunto, mas temo que cairia no mesmo: será o Loeb extraterrestre? :-)

Anonymous said...

É bem verdade, o Loeb é em certo sentido extra-terrestre! Muito superior a todos os outros. Por isso é que se calhar daqui a uns anos nos habituais inqueritos do "melhor piloto de ralis de sempre", o Loeb até é capaz de não ser sempre o mais citado no 1º lugar. A história fez com que neste tempo do Loeb, ninguém lhe apareceu ao caminho a fazer-lhe sombra. Não está nas gerações Rohrl/Vatanen/Alen/Toivonen/Kankunnen, nem na do Sainz/Mcrae/Burns/Makinen. Pensei sinceramente que o Latvala viesse a ser o seu competidor, mas parece que se vai perder pelo caminho.
O Presidente