Sunday, September 07, 2008

A melhor corrida no melhor circuito


Quem levar os regulamentos à risca por certo que vai encontrar justificação para a penalização do Hamilton, no entanto se o inglês cortou uma chicane para ganhar vantagem, então o que dizer da utilização ostensiva das escapatórias, feita por toda a gente e também pelo Raikkonen. É certo que quando da utilização de uma escapatória o piloto não corta caminho, mas como se viu hoje, ganha muita tracção que também serve como vantagem.

Polémicas à parte, a corrida foi a melhor do ano, disputa, incerteza, ultrapassagens e virtuosismo durante toda a prova e não só nos principais protagonistas, porque hoje houve muita gente a brilhar.

O Raikkonen mesmo não tendo ganho esteve soberbo, saindo de quarto para primeiro e dominando quase toda a corrida de forma impressionante, para quem se dizia que não tinha o melhor carro em prova. Quando este tipo acorda é do melhor que já vi na F1, pena é que 2008 esteja quase sempre a dormir e o campeonato já seja uma miragem. Pode ser que em 2009 a Ferrari lhe dê um carro que possa lutar pela pole e aí tenhamos novamente o "Iceman" que vimos hoje em Spa.

O Massa acabou por ter a sorte da corrida, pois não fez nada para ganhar e acabou com o caneco nas mãos. Parece que saiu com um carro afinado com pouco apoio aerodinâmico, o que para uma prova que começou com piso molhado e que tinha grande probabilidade de chuva, foi uma táctica no mínimo estranha, para não dizer idiota. É agora o homem em quem tudo se aposta e como o Hamilton tem aquela tendência para errar em momentos de pressão, muito provavelmente teremos um novo campeão brasileiro.

Hamilton esteve no seu registo habitual, capaz do melhor e do pior numa só prova. Errou logo no início, nunca mais sendo capaz de apanhar o Kimi e no final quando o finlandês vacilou não foi capaz de resistir a aproveitar-se de uma situação duvidosa. Eventualmente no passado viu o Schumacher ganhar campeonatos com manobras dúbias, mas a F1 já não é o que era e ele também não é o Schumacher.

Quem tende a imitar o inglês é o seu companheiro de equipa, Kovalainen, que teve uma partida desastrosa para de seguida estragar a corrida do Webber numa ultrapassagem impossível, levou um "drive-through", acabando na escapatória já perto do final, quando tinha saído de terceiro lugar na grelha.

Fantástica corrida de Bourdais em particular e da Toro Rosso em geral, pois os carros saídos da antiga Minardi, fizeram uma corridaça, sempre nos oito primeiros, à frente dos colegas da Red Bull que quase nem se viram. Muito bem mesmo.

Também boa corrida do Heidfeld, que soube meter pneus de chuva na altura certa e do Alonso que fez o mesmo que o alemão mas com menos resultados, pelo menos ousou.

Sinal de idiota para o Briatore, que insiste em mandar o Nelsinho para a pista ao volante de uma cisterna. Como é que um jovem piloto pode concorrer com os outros e consequentemente ganhar confiança se leva uma refinaria inteira no tanque de combustível. O piloto brasileiro bem que tentou, mas hoje até o "safety-car" estava mais rápido que o seu Renault e quando se anda uma corrida toda a olhar para o retrovisor para ver quem é que lá vem, então não olha para a frente para tentar ser mais rápido.


3 comments:

Gonçalo said...

Dois comentários:
1.a manobra não foi ilegal (mais uma vez o hamilton demonstrou uma rápida capacidade de decisão)
2. A vitória do Massa no mundial seria desastrosa para a história do desporto motorizado, assemelhando-se a vitórias como de hayden e roberts Jr. nas motos.

Anonymous said...

"O Raikkonen mesmo não tendo ganho esteve soberbo".
Algo deve estar errado no comentário....um piloto que não consegue aguentar a pressão e que realiza um erro ENORME de pilotagem, não é um Ice man, mas uma gotinha singela de orvalho....

PLAKONA

Anonymous said...

Talvez a melhor corrida do ano, sempre com os dois primeiros muito juntos. Mas os comissários estragaram tudo! Se não tivessem penalizado o Hamilton, apenas a Ferrari estrebucharia, mas até parece que nem apresentaram protesto (se calhar alguem "trabalhou" por eles...). E a vitória do Hamilton tinha sido mais que justa!

O Presidente