Saturday, August 30, 2008

Trial 4x4



Há um tempo perguntaram-me sobre o trial 4x4 e durante estas férias lembrei-me bastante desta modalidade, enquanto tentava encontrar, a passo de caracol por entre caminhos tortuosos, algumas praias mais escondidas .

O trial 4x4 não é um desporto que me desperte muito interesse, talvez pelo facto das poucas incursões que tive com um 4x4 numa suposta trialeira, tenham sido bastante aborrecidas, pois não tenho grande paciência para andar ali ao "ralenti" e quando entrava numa velocidade que me parecia mais "aceitável", ou atascava, ou enfiava o jipe num buraco qualquer. Para além disso aquilo das redutoras e de andar a trancar e destrancar diferenciais sempre me fez um pouco de "espécie". Houve também quem me dissesse que podia ser falta de jeito.

Talvez fosse mais isso, jeito, porque quando deixava o volante aos "artistas" então aquelas máquinas, quase completamente derivadas de série, passavam por cima de qualquer coisa.

As máquinas foram uma das coisas que me despertaram interesse, porque partiam de veículos que até então tinham passado grande parte da vida na 2ª Circular, nos hipermercados a serem esmurradas pelos carrinhos de compras, ou estacionadas em cima do passeio, para de repente serem ressuscitadas por uma data de malucos que as começou a descascar, a montar uns "Santo-Antónios", uns guinchos, pneus de "Big-foot", suspensões com cursos de avião, rádios CB com antenas flexíveis de 3 metros de comprimento e sem que eu percebesse porquê, umas chapas de alumínio rebitadas a cobrir a carroçaria original, que ficou toda amarrotada logo na primeira "picada". Este último ponto foi o que eu gostei mais, o facto da lata já estar toda encarquilhada. Assim sempre que eu mandava uma fruta, nem eu me chateava e nem o dono notava.

Se atrás do volante a coisa não era fácil, ao lado nem sequer me atrevi, porque ali é que se sofre. Aquilo do navegador de ralis ser a peça fundamental e do Dakar não existir sem a navegação do tipo do banco direito é tudo uma mariquice quando comparado com os tipos to trial. Estes co-pilotos é que sofrem a sério, tudo o resto é frescura. É vê-los enterrados em lama até aos cabelos à procura do cabo do guincho que ficou debaixo do Patrol GR, ou então a correr que nem uns tolos atrás do Land Cruiser, só porque o piloto não podia parar para o apanhar, já para não falar das inúmeras vezes que os vê-mos a entrar por rio a dentro, molhados até aos ossos, para indicar o melhor lugar de passagem ao Defender.

O co-piloto de trial 4x4 é seguramente o mártir do desporto automóvel e é quase com toda a certeza o único caso, em todas as modalidades motorizadas, em que um participante faz mais kms fora do veículo do que dentro dele.

Tirando isto tudo é um desporto muito talhado para o espectador. É fácil de seguir, quer ao vivo, quer na TV - pergunto-me porque não terá mais expressão mediática - não importa muito quem é o condutor porque nós queremos é ver lata amolgada, capotanços com fartura, transmissões partidas, e o co-piloto à beira da morte por esgotamento, estilo prisioneiro político após três meses de trabalhos forçados num Gulag estalinista.

Basicamente é um espectáculo de sofrimento até que alguém, depois de estar debaixo de lama barrenta deixando apenas de fora a ponta do "snorkel", com redutoras e diferenciais ligados, acelera em primeira a fundo saindo triunfante do buraco, parando logo a seguir, antes de meter segunda, para ouvir o clamar do público e deixar entrar o pendura que vinha agarrado ao escape.
O trial 4x4 é para mim mais ou menos como o boxe, é um espectáculo que gosto de ver mas detestava estar dentro do ringue entre as cordas, quer seja como piloto ou como "pendura".

2 comments:

Anonymous said...

Albano@USA said:

Carissimo AC. Excelente post!
E nao sei se propositado ou nao, mas a descricao de quem se senta do lado direito acaba por ser um elogio a alguem q nos e' proximo...

Afinal o nosso colega "Master" dos FMEA e TTM tem alguns titulos nacionais desta modalidade, sentado ao lado direito do "Fly London"...

Anonymous said...

Fantástica descrição do trial 4x4... Actualmente um bocadinho mais evoluido mas, o facto de os "jipes de competição" andarem na 2ª circular antes é, para mim, um dos pontos mais interessantes do trial. São todos um bocadinho "Schelesser´s" que constroem as suas máquinas.

PS. Esse fly london foi comprado por mim. Já agora dêm uma vista de olhos www.canal4x4.tv

Parabens pelo blog.

Filipe Ferreira