Monday, July 21, 2008

Corridas de motos e corridas de pilotos


Ontem vi uma corrida de motos fantástica e vi também uma fantástica corrida de pilotos de motos.

A primeira foram as Superbikes, disciplina onde se vêem as melhores corridas hoje em dia, sistematicamente com os cinco primeiros pilotos dentro do mesmo segundo, em disputa entre si durante toda a prova. O que os organizadores desta competição conseguiram é praticamente único no desporto motorizado, ao desenharem um regulamento que permite que motos derivadas de série, com filosofias de construção completamente distintas, fiquem equiparadas em pista com performances mais do que semelhantes. Por causa deste equilíbrio entre máquinas, que derivam directamente do que podemos ver no dia-a-dia, é que temos grelhas com trinta pilotos e no próximo ano teremos mesmo mais construtores envolvidos nesta competição do que na categoria rainha, o MotoGP.

Foi precisamente na categoria rainha que vi umas das mais impressionantes corridas disputas em duas rodas. Durante 24 voltas o Stoner e o Rossi andaram colados um ao outro, em ultrapassagens constantes, nunca separados por mais de meio segundo, numa luta agressiva mas correcta, até que o australiano cometeu um erro e saíu de pista. Ficou, no entanto, mais uma vez claro que se não for pelo italiano este campeonato de MotoGP, conforme está, desaparece pura e simplesmente. Na pista de Laguna Seca estavam à partida 18 motos e o último da grelha tinha-se qualificado a três segundos e meio da “pole”. A diferença de andamento dos dois primeiros é tão grande, em comparação com os outros, que após a queda do Stoner, este ainda retornou à pista em segundo lugar, tal era a vantagem para o terceiro.

São dois ou três pilotos do outro mundo, que seguram este campeonato, se lá não estivessem, então tenho a certeza que as Superbikes seriam já a categoria rainha, algo que pode acontecer já no próximo ano com a decisão de não cedência de direitos televisivos do MotoGP ao Eurosport.

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