Sunday, May 25, 2008

Sutil foi príncipe no Mónaco


Antes de falar no do verdadeiro herói da corrida, Adrian Sutil, tenho que me redimir do que disse no início do ano acerca da incapacidade do Massa para andar sem controle de tracção em situações de pouca aderência. O brasileiro foi hoje o homem mais rápido à chuva e nem o erro que cometeu lhe tira o mérito de ter eclipsado completamente o actual campeão do mundo e seu colega de equipa, Kimi Raikkonen.

Já houve tempos em que na F1 havia uma classe de pilotos que rejubilava sempre que caíam umas gotas de água na pista, pilotos que faziam da fraqueza dos outros a sua força. Hoje só houve um piloto dessa estirpe, Adrian Sutil que voltou a trazer emoção a uma F1 calculista, pragmática e muito previsível. Até as lágrimas lhe caíram bem, num piloto inconsolável após a barbaridade que o "barbeiro" Raikkonen lhe acabava de fazer. Conduzir um F1 "indiano" no quarto lugar da classificação do GP do Mónaco, a cinco voltas do final não é para todos, é só para pilotos com "eles" no bem sítio.

Hamilton ganhou e ganhou bem, mais uma grande corrida do inglês, que mesmo não sendo extraordinário à chuva, foi o mais constante de todos, acabando por ser premiado com erro de estratégia da Ferrari e ficar com o primeiro lugar.

Kubica também em bom nível, foi o único dos da frente que não errou, assim como Webber, no seu bom nível habitual até começa a passar despercebido. Muito bom para Vettel, Barrichello e Nakajima, todos eles com prestações inesperadas, de consistência, velocidade e inteligência, que lhes permitiram pura e simplesmente ridicularizar os companheiros de equipa.

Vergonha para Alonso, Heidfeld, Rosberg, Glock e acima de todos Raikkonen. Inacreditável como um campeão do mundo pode fazer uma prova tão triste, em que desde o arranque até ao final em que "ceifou" o Sutil, mostrou sempre uma incapacidade gritante de andar minimamente depressa. O Iceman hoje derreteu nas ruas do Mónaco.

No comments: