Monday, May 12, 2008

Será dos S2000?

Fiquei sem perceber porque é que esteve tão pouco público no Algarve, na maior prova automobilística que se disputa entre nós.

Uma prova com vários pilotos a disputar a vitória, inclusivé a possibilidade de termos um português a ganhar, bom tempo e uma organização de nível mundial, davam a entender que poderia haver uma enchente como a do ano passado. Nada disso aconteceu, será que os S2000 não "puxam" tanto público como os WRC?

4 comments:

Anonymous said...

Eu acho, e não me canso de dizer, que é uma questão de promoção.
Se eu não fosse "adepto", a única coisa que tinha visto sobre o rali de Portugal, era um pequeno anúncio da Vodafone, já muito perto do dia de início da prova. Houve promoção, sim senhor, mas nos media "especialistas". Enquanto não se conseguir "meter" as três televisões na calha - não só a RTP, que até fez uma boa transmissão da prova - nada feito.
A TVI, por exemplo, quando fala em ralis, é para dizer que houve um acidente. mas sempre. e isto é cretinisse porque eles nem se dão ao trabalho de seguir todos os exemplos que correm bem...
E no final de contas esta fraca cobertura que vem do ano inteiro, não possibilita aos portugueses saberem o que se passa no meio, nem darem, por exemplo, valor à possibilidade de um português ganhar a prova perante tantos (algo que não acontece no WRC)candidatos.
No entanto, creio que esta fraca adesão também estará ligada à grande tradição e paixão do Norte do nosso país. No ano passado houve montes de gente do norte no Algarve. Este ano não tanto.
A conjuntura económica também pode explicar alguma coisa.
Eu estou em Lisboa e estava pronto para ir ver umas classificativas no Sábado, mas ponderando a falta de companhia (dificil de arranjar para estas coisas por estas paragens), a transmissão prometida na RTP e Eurosport, os vídeos do Quim que iam chegar :) e o dinheiro que ia gastar, optei, com "custo", por ficar em casa.

Anonymous said...

deveu-se apenas a falta de publicidade... estive presente em santana da serra no alto de uma colina francamente povoada pelos detritos de ovelhas... mas até chegar ao local ideal foi uma tragédia... nem os comissarios sabiam indicar exactamente onde ficava a zona espéctaculo...

hitardo said...

Para mim, verificam-se dois problemas.

Primeiro: o rali realizar-se no Algarve. Se fosse no centro do país teria (pelo menos) o triplo da audiência. A densidade populacional é claramente baixa no Sul do país. E o dinheiro não está concentrado de maneira nenhuma no Algarve!!! Zona que (sobre)vive do turismo. Não do turismo português, mas sim do estrangeiro.

Segundo: A clara falta de promoção (mencionada anteriormente). Eu só soube da data do rali de Portugal porque vi na "Blogosfera"!!! Uma semana e meia antes.

Mas os dois factores estão ligados, porque mesmo com aviso "em cima da hora" se a prova se realizasse perto mesmo assim o pessoal ia, mas com tantos quilómetros pela frente...

Vocês podem dizer: "Ah mas no ano passado foi no Algarve e muita gente foi!!" pois, mas já se sabe como são os portugueses, enquanto é novidade é tudo muito bonito, quando deixa de ser: esquecesse.

A outra razão para isto tudo (que é o que vocês estão a pensar que me esqueci) é o facto de este ano contar apenas para o IRC. Isso é uma situação que explica a falta de promoção. Porque à volta do WRC gira o triplo do dinheiro em relação ao IRC.

Eu tive pena de não ter ido nem este ano nem o ano passado.
Mas para ir ver o Lisboa-Dakar, salão internacional do automóvel, etc... fiz um esforço e arranquei. Agora a distância que me separa do Algarve (a mim e a tantos outros, mais do que os que estão perto) torna impensável, insustentável ta aventura...

Fiquem bem

PS: Curto o teu blog, vejo se há novidades todos os dias!!

Anonymous said...

Olhando este ultimo post e reflectindo um pouco também sobre o que eu disse acima, lembro a ironia que é o facto de o rali de Portugal só ter voltado aos calendários dos ralis mundiais por ter ido precisamente para esta zona turística do nosso país, pois oferece condições ímpares para os "senhores do mundo" dos ralis (e não só. acredito que o autodromo do Algarve não tarda nada ofuscar um pouco o Estoril - na verdade provavelmente até conseguem tantos espectadores como o Estoril, mesmo à distância que estão, nem que seja pela novidade) e, diga-se, execelentes condições para a prática.