Saturday, February 09, 2008

Esperemos que mão-pesada da FIA chegue às nossas bandas


Espero que a mão pesada que a FIA teve sobre o Jean-Marie Cuoq, depois deste ter sido apanhado em reconhecimentos ilegais, sirva de alento à federação portuguesa para fazer o mesmo no nosso campeonato de ralis.

Não me vou armar em anjinho, toda a gente que já fez ralis em Portugal "faralhou" os reconhecimentos uma vez ou outra, no entanto há situações verdadeiramente ultrajantes, em que pilotos chegam a fechar troços ou parte destes para treinarem mais à vontade.

Compreendo que em Portugal, pelo facto dos ralis manterem os traçados ano após ano, se beneficie quem lá está há mais tempo sobre quem está a começar, pelo simples facto de se ter mais passagens no mesmo local, levando a que para colmatar tal diferença se façam "passagens" fora do período autorizado. Esta batota consentida de forma geral no pelotão nacional, não só é injusta - um piloto do Algarve terá sempre menos passagens na Lameirinha que um piloto de Fafe - como acaba por prejudicar os pilotos que tenham alguma aspiração de fazerem carreira no mundial, onde têm que tirar notas com duas ou três passagens a velocidade controlada.

Neste caso não é difícil apanhar os infractores, pelo que é apenas uma questão de atitude da federação para que se acabe de vez com a escandalosa "sem-vergonhice" que vai nos reconhecimentos dos ralis nacionais.

No comments: