Thursday, February 28, 2008

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Alfa Romeo 156 (36)



Em qualquer top de automóveis gloriosos por esse mundo fora, não é habitual figurar um exemplar cuja produção foi superior a 600 000 unidades. Mas este também não é um top qualquer, aqui não há pseudo-intelectuais a verborrear unicamente sobre viaturas tão exóticas que parece que só existem nas fotos das apresentações “powerpoint” que nos entopem as caixas de e-mail todos os dias.

Lembro-me que antes do lançamento, em 1997, quando começaram a circular pela comunicação social as primeiras fotos do Alfa Romeo 156, estas eram tão dramáticas que foram mesmo notícia na CNN. A imagem que ainda hoje retenho é a do impressionante conjunto frontal, grelha, faróis, capot mergulhante e matrícula descentrada.

Dizem que a fiabilidade não era grande coisa, mas quando se vai num familiar com mais “souplesse” que na maioria dos coupes, o que é que isso interessa.

Walter de Silva, hoje o guru do design do grupo VW, criou uma obra prima automóvel, fazendo o que se julgava impossível desde o Jaguar-E, conciliar a estética com o preço reduzido e a produção em massa.

O 156 foi o fruto de um pensamento visionário, democratizando a beleza e o estilo, num tempo em que todos os outros andavam a fazer enfadonhos monovolumes, tendo sido esse o segredo do seu impressionante sucesso, servindo depois de alavanca para relançar a marca Alfa Romeo assim como todo o grupo FIAT, que parecia irremediavelmente perdido, incapaz de sobreviver à viragem do século.

É assim com todo o mérito que o Alfa Romeo 156 figura entre as 49 mais belas máquinas de quatro rodas.

4 comments:

Anonymous said...

walter de silva marcou o design automovel dos ultimos 10 anos, alé do trabalho espectacular que ele fez na alfa romeo tambem marcou com o prototipo seat salsa.

Anonymous said...

walter de silva marcou o design automovel dos ultimos 10 anos, alé do trabalho espectacular que ele fez na alfa romeo tambem marcou com o prototipo seat salsa.

Anonymous said...

Attention!

vieira said...

Sem dúvida um belo carro.
Tenho um que adquiri em 2001 e ando neste momento a pensar o que fazer; comprar outro ou manter o que tenho.
Embora tenham passado alguns anos com ele ainda não me cansei.
Ainda hoje olho para ele como sendo um dos carros mais belos que se pode ter, tendo em conta claro o preço imagem e fiabilidade.
Problemas 0.
Personalizei-o quando o estreei e cheguei a deparar-me com pessoas por diversas vezes a admira-lo.
Acho que vou mantê-lo. Talvez um dia seja (o que acredito) um bom exemplar de colecção.
Abraço a quem gosta.