Wednesday, January 02, 2008

Palpites para o Lisboa-Dakar

Para contradizer o tipo cujo coração só tinha uma cor, era azul e branco, que dizia que prognósticos só no fim do jogo, vou avançar aqui com alguns palpites para o Lisboa-Dakar 2008.

Mesmo se a primeira etapa é inédita e desconhecida, em Portugal as motos de 450cc devem levar uma grande vantagem, pelo que o Paulo Gonçalves e o Bianchi Prata irão disputar a vitória em terreno nacional com o Ruben Faria que mesmo indo com o elefante da KTM ganha pelo menos a segunda etapa disputada no Algarve.
O talento do piloto da equipa Lagos dá para superar o handicap da moto em terrenos mais apertados e vai certamente chegar a África à frente da classificação, depois é esperar que ele e que o Hélder Rodrigues estejam mais à vontade com a bússola para conseguirem andar à frente nas etapas em que a navegação fizer a diferença. Quando o caminho é conhecido estes dois já não cedem terreno a ninguém, sendo do melhor que já tivemos em duas rodas na maratona Africana. Este ano não dá para ganhar, mas sem azares ficam os dois no "top ten" e pelo menos um entre os cinco primeiros.

Nas quatro rodas, mesmo se o Carlos Sousa gosta e sabe fazer uns brilharetes em território nacional, este ano só vai dar Sainz e mesmo que o nosso piloto de Almada arrisque tudo na primeira etapa, como habitual, não vai ser suficiente para apanhar o espanhol.
Dos pilotos da VW e da Mitsubishi, o Sainz e o De Villiers são os únicos que sabem que o volante serve para fazer o carro curvar e se em África isso não é fundamental para ganhar, em Portugal é meio caminho andado para a vitória. Assim o pilotaço espanhol, nas duas primeiras etapas, deve ter concorrência apenas da BMW e mesmo assim aposto que na etapa do Algarve dá pelo menos trinta segundos aos outros todos.

Em África é que a coisa muda de figura e mesmo se a VW parece ter vantagem depois das novas limitações técnicas impostas pela FIA, tudo pode acontecer como se viu no ano passado.
A BMW até pode ter o carro mais consistente mas não tem pilotos para aguentar na frente a prova toda.
A Mitsubishi tem pilotos, Peterhansel e Alphand, mas não tem carro e só mesmo um golpe de sorte como o do ano passado é que lhe dará melhor que um terceiro lugar.
Fica assim a VW como a equipa com mais probabilidades de vencer, ficando só para saber como é que vão resolver a luta interna entre o Sainz e o De Villiers.

Este ano o Carlos Sousa pode mesmo chegar ao pódio, se tiver uma pontinha de sorte, ou se a Mitsubishi tiver mesmo azar. Se tudo correr na normalidade e não abandonar o navegador novamente, vai andar sempre nos cinco primeiros.

Dos outros tugas, só mesmo o Miguel Barbosa é que vai para competir, os outros ainda vão só para participar, sendo que o piloto da BMW andará junto dos primeiros dez ou mesmo entre eles, naquelas etapas em que baste seguir os da frente.

Enfim mesmo se isto são só palpites, melhor só mesmo o saudoso Zandinga.

1 comment:

Anonymous said...

Amiable post and this post helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.