Thursday, November 29, 2007

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Tesla Roadster (34)


Nesta nova onda verde que se abateu pela sociedade, tinha que incluir neste top algum exemplar automóvel amigo do ambiente. O Tesla Roadster, apesar de americano, é de longe o único carro verde que poderia constar aqui. Isto deve-se muito provavelmente ao facto de ter sido desenhado pela Lotus.

Os americanos são danados para o negócio e assim que se aperceberam que as estrelas de Hollywood tinham sido apanhadas pela febre do ecologicamente correcto, desatando a comprar Toyotas Prius numa tentativa desesperada de salvar o planeta, viram que ali havia um mercado enorme, muito para além do Prius.

O problema do Prius é que é demasiado barato e esquisito, podendo a imagem duma Pop Star cair facilmente na vulgaridade, com o enorme risco de ser confundida com um dirigente da Quercus (equivalente moderno do revolucionário bolchevique, com os seus cabelos farfalhudos, tez pálida e roupas coloridas) e isso é algo que ninguém quer.

Tinham assim que construir um carro que fosse “verde”, mas que fosse caro e de produção limitada, com uma estética que não destoasse com o Armani de caxemira (tecido por crianças de oito anos) ou com os colares diamantes (os melhores da Serra Leoa em troca de meia dúzia de AK-47).

Assim nasceu mais um producto da hipocrisia americana, mas se isso ajudar a reduzir o voraz apetite energético dos americanos, que queimam um quarto do petróleo mundial, por mim tudo bem.

Eu cá até gosto de carros eléctricos, quantos mais houver melhor, mais gasolina sobra para os carros a sério.

No comments: