Wednesday, August 29, 2007

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Ford RS 200 (31)



Uns dizem que é o destino, outros que é a sorte ou o acaso, outros que é simplesmente a vida, como nos interruptores, umas vezes para cima outras vezes para baixo. A realidade é que a Ford atravessa o mais difícil período da sua longa história como construtor de automóveis, preparando-se para vender os últimos anéis até ao final do ano, depois da Aston Martin seguem-se agora Jaguar e Volvo.

Ao invés desta má sorte nos negócios, na equipa de ralis os tempos há muito que não eram tãos bons e isso não é mais do que o fruto da insistência da marca que mesmo em dificuldades nunca colocou em causa a sua participação no Mundial de Ralis.

É uma marca de pergaminhos e com muitos rasgos de genialidade e um dos mais marcantes é sem dúvida o RS200, com as suas 200 unidades produzidas para utilização em estrada aberta.

Lançar em 86 este carro para que o comum dos mortais (comum mas endinheirado) o pudesse conduzir legalmente em estrada aberta, é o mesmo que hoje em dia lançar uma versão matriculada do Focus WRC e dar garantia de dois anos ou 100 000 Kms.

Na versão de estrada, o 4 em linha debitava entre 250 e 300 Cvs, consoante as versões. Estava montado em posição central, num chassis tubular com suspensão composta por triângulos sobrepostos e dois amortecedores por roda. A tracção total era já standard nesta categoria assim como a carroçaria em fibra de vidro, o que não era de todo comum era o design deste carro, muito à frente de qualquer coisa que se tenha feito naqueles tempos e mesmo nos mais próximos. Definitivamente uma das 49 mais belas máquinas de quatro rodas.

1 comment:

Anonymous said...

Grande carro, foi pena a Audi nao ter tomates pra lançar um Quattro limpa neves como ke tinha em 86....
Tambem não devemos esquecer o S4 stradale e 205 turbo 16 sendo que depois deles tivemos de aturar dos seus construtores e donos unos turbo ie ou 106 rally, claramente ou retrocesso.