Monday, May 28, 2007

Há sempre o Auto Hoje


Ontem não fui capaz de postar nada, pois estava-me a custar engolir o domínio inquestionável da McLaren sobre a Ferrari, demonstrado no GP do Mónaco.

Lá tenho que dar a mão à palmatória e reconhecer que os outros (Alonso, Hamilton, Dennis e Haug) foram mesmo muito melhores.

Este espaço é um espaço de e com opinião. Aqui torce-se pela Ferrari de forma aberta.

Este é também um espaço onde se sabe ouvir e onde se aprecia a opinião dos outros.

É com agrado que vejo um comentário contrário à opinião "mainstream" de que o Senna foi o maior em tudo.

Nunca fui fã do Prost, mas também tenho que reconhecer que não se é campeão do mundo quatro vezes por acaso, sorte ou politiquices. O tipo teve que ser bom piloto.

Da mesma forma reconheço que o Senna cometeu bastantes erros durante a sua carreira e o facto de que aqui se exprimem opiniões que são muitas vezes influênciadas por questões meramente emocionais, originando pontos de vista tendenciosos.

É isso que dá piada a isto tudo e quem quiser uma coisinha certinha e imparcial que visite os sites de informação automóvel, ouça a TSF, veja a SIC Notícias ou leia o Auto Hoje.

2 comments:

Anonymous said...

Albano@DE said:

"Nunca fui fã do Prost, mas também tenho que reconhecer que não se é campeão do mundo quatro vezes por acaso, sorte ou politiquices. O tipo teve que ser bom piloto."

Não se ganham campeonatos com politiquices? Andas a comer muito queijo. Bom piloto? Talvez. Competitivo? Sim. Mas na minha opinião a competitividade pode depender muito mais da qualidade do material e da sorte do que do piloto.

Vamos lá a ver com mais algum cuidado os dados históricos:

- época de 1984, em que perdeu o título contra o companheiro de equipa o Lauda (que recordo nesta altura era um velhote que voltou da reforma para ir buscar uns cobres para salvar a Lauda Air da falência) por 1/2 ponto.
O Lauda teve 72 pontos, o Prost 71,5 e o terceiro (esse sim mais um hérói que morreu em pista, não um invertebrado dum "cobarde vivo") o Elio de Angelis com 34 pontos.
Conclusão: com um carro destes até um macaco ganhava o campeonato ao volante do McLaren.

- 1985: o primeiro título com a continuação do carro anterior. Mais uma vez só se prova a qualidade do material.

- 1986: Tenho que dar a mão à palmatória. A Williams e a Lotus aproximaram-se da McLaren e o campeonato foi disputado. Mas aqui o factor FIA foi importante.
O facto de contarem apenas os 11 melhores resultados em 16 corridas. Relembro que o Mansell teve 5 victórias, o Piquet 4, o Senna 3 e só depois o Prost com apenas 3. ;)

- 1987: Os motores Honda passam a dar cartas e ganha o Piquet seguido do Mansell (WIlliams-Honda), em terceiro o Senna (Lotus-Honda) e só depois o Prost em McLaren que não era tão mau quanto isso.

- 1988: Disputadinho, apenas os McLaren tinham hipótese. Lá ganhou o Senna e desta vez ainda sem incidentes.

- 1989: Ganhou mas a forma como foi conseguido todos sabemos e não vale a pena comentar...

- 1990: Amor com amor se paga e lá foi Suzuka mais uma vez o local de todas as decisões. Não deixou de ser disputado, não senhor.

- 1991: Onde? Onde? 5º com a Ferrari toda alinhada em torno dele. Lá teve o Senna de ganhar mais uma vez, num ano em que os Williams-Renault começavam a dar um ar da sua graça.

- 1992: O ano do teatrinho do Prost com o anito sabático feito "mete nojo", em que os Williams dominaram (o Mansell foi campeão com 108 pontos) e que levou à conferência de imprensa no Estoril já aqui publicada.
(Nota para o AC: assim sendo o video que publicaste da conferência de imprensa tem de ser deste ano. Em 1993 o Prost já estava de volta. E confirma-se, o Mansell ganhou no Estoril em 1992. Em 1993 no Estoril ganhou um tipo chamado Schumacher a sua segunda corrida.)

- 1993: o ano que para mim diz tudo:
Com a sua politiquice (teve um ano para cozinhar tudo enquanto os outros corriam) conseguiu que a RENAULT fizesse a sua chantagenzinha de que se a Williams quizesse os seus motores, teria que ter o Prost como piloto, como um nabozito como companheiro de equipa, género Damon Hill.
É lógico que foi campeão do mundo. Mas o quanto eu gostei de ver o Senna com aquele McLaren com o fraquíssimo motor Ford a intrometer-se no meio da dobradinha Williams que estavam a anos luz da concorrência.

Para terminar, isto apenas serve para dizer que os pilotos não se medem aos títulos:
O Schumacher NÃO É o melhor piloto de todos os tempos, ao contrário do que os números dizem. É alguém que respeito muito pelo nível de profissionalismo.
E que dizer de um MOSS? Não ganhou um único título de F1, mas venham daí dizer que não foi um dos melhores de sempre...

Mas para mim há três que estão no meu pódio de favoritos:
Ayrton Senna
Gilles Villeneuve
Elio di Angelis.
Todos sabemos como acabaram...

E é por isso que uma frase tipo "Mais vale um cobarde vivo que um herói morto." pode fazer sentido em muito lado, mas num Blog dedicado ao Automobilismo só me pode trazer repúdio...

N. dinis said...

amém para cada palavra do comentário anterior... Para mim o estilo de condução do Gilles Villneuve tornam no o melhor de sempre, aquilo era sem dúvida arte ao volante!