Sunday, November 12, 2006

Prémio O Taxista Mais Rápido do Mundo


Há um ano atrás escrevia aqui acerca do taxista mais rápido do mundo e da forma como ele iria dominar mais uma vez o DTM, mesmo com o ingresso de alguns meninos da F1. Pois é o campeonato acabou e Schneider voltou a não dar hipótese a ninguém e lá conquistou pela enésima vez um campeonato que tinha tudo para ser um sucesso internacional, mas sem se saber bem porquê teima em não pegar.
Também há um ano disse que o crónico vencedor das 24 horas de Le Mans vinha para o DTM para ensinar a conduzir carros de turismo e não me enganei, Tom Kristensen foi sistematicamente o melhor entre os Audi.
Visto assim tudo parece bem, os mais rápidos carros de turismo do mundo, com autódromos cheios e pilotos de todos os países e idades a competirem entre si, onde o vencedor é sempre um tipo discreto com idade para ser comentador desportivo, mostrando assim que rapidez não tem idade.
Olhando para aquilo com olhos menos líricos, o que se vê é que não adianta ser rápido para se ganharem corridas por aqueles lados, onde supostamente os carros têm performances iguais. Também escrevi então que existe uma harmonia podre neste campeonato e este ano estalou definitivamente o verniz, primeiro com o abandono de Alesi, farto de fazer milagres com a sucata, supostamente igual às outras, que lhe davam para conduzir. Agora foi Frentzen a sair, também ele com os nervos em franja pela súbita perda de qualidades, desde que integrou o pelotão do DTM. O único que se aguenta é Hakkinen, pois o chorudo cheque que recebe permite-lhe engolir vários sapos ao longo da época, como o facto de um bi-campeão de F1 habituado à pressão das qualificações nos mais rápidos carros do mundo, nunca ter conseguido partir da primeira linha da grelha e ver tudo o que sejam miúdos que ainda mal tiraram a carta ou velhos do tempo em que a carta se mandava vir de África, a passarem por ele que nem balas.
Enfim, para o público em geral fica que a Mercedes ganhou este ano, para o ano deve ser a Audi mesmo se não sei se os organizadores conseguirão manter o campeonato com as coisas neste estado.
Em final de época começamos aqui a dar os prémios relativamente à época de 2006 e Bern Schneider recebe o meritório prémio de Taxista Mais Rápido do Mundo.

No comments: