Tuesday, October 03, 2006

Wankel à Portuguesa


Escreveu-se aqui acerca do motor Wankel e eu lembrei-me que o único construtor automóvel que ainda mantém este brilhante motor é a Mazda, nomeadamente com o RX-8, consequentemente vem-me à cabeça a caricata história deste veículo em Portugal.
Quando se circula, por exemplo, numa auto-estrada Alemã, é com frequência que se vêem RX-8, em número igual a um Golf GTI ou um Audi TT. Em Portugal lembro-me de ver um, no stand. Este carro custa na Alemanha, pouco mais de 25 000 euros e em Portugal um pouco mais de 50 000 euros. Este desportivo de baixo custo em qualquer país, é um carro de luxo em Portugal, graças ao nosso imposto automóvel. Se a tributação Portuguesa já é um absurdo de qualquer ponto de vista - menos daquele que considera o automobilista como a vaca leiteira do orçamento de estado - no caso so RX-8 então é algo simplesmente surreal. O IA incide sobre a cilindrada, o RX-8 tem para aí 1400 cc, mas alguém conseguiu contrariar qualquer lei matemática de cálculo de um volume e conseguiu uma lei de equivalência ao volume num motor Wankel, tributando assim o desportivo Japonês como se de um 2700cc se tratasse, simplesmente brilhante.

1 comment:

Anonymous said...

Concordo com parte da opiniao, contudo, quero salientar que este tipo de motor nao funciona em cilindros, por isso nao podemos denominar como cilindrada.
Este motor funciona em "capacidade", e no caso do Rx-8 este motor Wankel, tem 1.3 de capacidade, o correspondente a 2600cc de cilindrada...
Daí a diferença...

Contudo é um abuso por parte do nosso país nos valores do IA...

Cumpts
Hugo Costa