Sunday, October 08, 2006

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Alpine A110 (12+1)



No dia em que a Renault foi melhor que a Ferrari - o último motor partido da Scuderia foi em 2001 - tentei lembrar-me de um Renault que figurasse nas 49 mais belas máquinas de quatro rodas e só me lembrei do A110 que eu nem sei se se pode dizer que é um Renault. Na realidade era construído na Alpine e montava motor e componentes Renault. Apesar da baixa cilindrada e potência, foi campeão mundial de ralis em 1973, aplicando nas provas de estrada a mesma filosofia que tornava, na altura, a Lotus ganhadora nas provas de pista, uma fantástica relação peso-potência, baseada num peso muito baixo. É claro que a Renault não teve feitos fantásticos só com o Alpine, é uma marca de roturas, que gosta de quebrar paradigmas, servindo como exemplo as "chaleiras amarelas" que revolucionaram a F1 com a utilização de turbos, no início dos anos oitenta, a criação do conceito monovolume ou hoje com a atribuição do segundo título consecutivo a Alonso.

1 comment:

Anonymous said...

O conceito do monovolume não foi nada inventado pela Renault, mas sim pela Matra Automobiles (os mesmos das vitórias na F1 e nas 24h du Mans) que, tal como a Lotus aínda hoje, tinha na época uma extensa actividade de consultadória em engenharia automóvel.

Como a Matra não desejava produzir um veiculo de grande difusão sob marca própria, propus-o à Peugeot-Talbot-Citroën, que recusou. Foi assim parar às maões da Renault... quase por acaso.