Tuesday, June 13, 2006

Assim se chega a número um


A Toyota apresentou resultados do ano passado, novamente com lucros record. Esta é a companhia que apresenta lucros desde o dia em que abriu portas, sucessivamente, independentemente de crises do petróleo, recessão mundial ou maior ou menor sucesso deste ou daquele modelo. Dá que pensar, principalmente quando nos lembramos que normalmente o dono de um Toyota costuma dizer que sabe que tem um dos carros mais feios do bairro e que tem como compensação o facto de que quando está ao volante, não tem que ver o carro por fora. O pior é que o interior costuma ser tão horrível como o exterior.
Agora o que tb é verdade é que normalmente quem tem um Toyota normalmente não quer trocar, a não ser por outro Toyota. A estética é importante mas a qualidade e a fiabilidade muito mais e no caso de um Toyota o que normalmente julgamos avariado ou é a caixa registadora da oficina, de tão ridicularmente pequenas que são as contas apresentadas, ou então o conta-quilómetros, quando pensamos à quanto tempo o carro rola sem problemas.
No ano passado a Toyota foi o terceiro maior construtor do mundo e não custa imaginar que será o primeiro nos próximos anos, pois se virmos os últimos modelos é evidente que o design deixou de ser um problema, o novo Lexus é infinitamente melhor desenhado que o BMW série 3 ou que o Audi A4 e a machadada final é puramente tecnológica e plena de inovação, pois a marca tem já hoje no mercado veículos que os outros só terão na próxima década e que ninguém tenha dúvidas que os preços do petróleo não vão baixar e a corrida vai ser pelos modelos movidos a energia alternativa.

No comments: