Monday, February 20, 2006

Corridas como antigamente


Um dia destes voltei a ver uma prova do A1GP, desta feita disputada na Indonésia. Novamente uma boa corrida de carros, completamente fora dos vulgares e actuais tempos das monótonas provas de velocidade. Esta corrida teve ultrapassagens com fartura, disputa de lugares do início ao fim, emoção e incerteza até à bandeira de xadrez. Tudo o que já não vêmos à muito tempo numa prova de F1, julgo que à tanto tempo que até já o público de desabituou de tanta emoção. Confesso que tive que me readaptar para seguir o ritmo infernal a que estava a assistir e julgo que mesmo os comentadores não estão habituados a corridas tão boas, pelo que os comentários estavam sempres desfasados no tempo, tal era a velocidade dos acontecimentos.
Como surgiu esta bem sucedida fórmula? Aplicada por um xeque qualquer com muito dinheiro, que à partida não estaria tão bem posicionado como os os velhos guardiões do conhecimento que pululam no velho continente e em especial nos gabinetes da FIA.
De certo que existem muitos motivos que expliquem o sucesso, mas à vista saltam imediatamente os carros que proporcionam aquele esspectáculo e na construção destes carros vejo soluções bastante simples, à muito anunciadas para revolucionar a F1 mas que ninguém levou à prática. Pouca carga aerodinãmica e uns bons e largos pneus slicks, ou seja, reduzido "grip" aerodinãmico e elevado "grip" mecânico, permitindo que os carros andem colados uns aos outros e assim facilitando as ultrapassagens, até com mais segurança.

No comments: