Wednesday, January 04, 2006

Ó Sousa


"O facto de estarmos sentados muito baixo faz com que, em particular nos topos, a visibilidade seja reduzida, e fiquemos sem saber se é para a esquerda ou para a direita..." - Carlos Sousa dixit no final da segunda etapa do Dakar, que ligava Portimão a Málaga.
Por favor ó Sousa, como é que se pode dizer uma coisa destas. Depois de um ano sem competir mas com a participação no Dakar assegurada desde o Verão, com uma prova de preparação pelo meio, em Portalegre, vir dizer que não se afinou a altura do banco convenientemente. O mínimo que se esperava era que a preparação para as especiais Portuguesas, tivesse sido meticulosa, na preparação, afinação do carro e ninguém ficava escandalizado se tivessem sido feitas passagens nas zonas onde se iriam realizar as duas etapas ou mesmo passar no percurso e tirar notas. Há muito que o percurso não era segredo para ninguém. Quando vamos correr lá fora é porque é lá fora e os outros têm vantagem, quando é aqui ao lado, é porque é mesmo assim.
Realmente, isto é de bradar aos céus, um piloto com aquele orçamento, aceitar e dizer que correu mal por causa da altura do banco. Há que lembrar que para o Sousa correr naquele nível existem muitos pilotos que ficaram sem nada, porque os patrocínios não abundam e não dão para todos.

1 comment:

Anonymous said...

1º provavelmente a baixa posição de condução está relacionada com o projecto do carro em si (centro de gravidade mais baixo = maior estabilidade) e não com falta de regulação do banco.
num dos locais onde pude ver o Dakar ao vivo (uma lomba numa passagem por asfalto), os pilotos dos carros quase paravam (os que não o fizeram, sairam de pista) enquanto que os dos camiões nem levantavam o pé... 2 metros a mais em termos de visibilidade dão um enorme jeito.

2º o reconhecimento prévio dos percursos das provas TT é proibido.