Friday, January 27, 2006

Ford RS 200 - the ultimate machine


Quando este carro foi lançado no Campeonato do Mundo de Ralis, julgo que em 86, foi temido e admirado por todos como a máquina suprema, que iria dar à Ford o título tão desejado. O carro era, de facto, uma das máquinas mais impressionantes que já se viu no mundo dos ralis, construído de raiz para vencer, 450 CVs, motor em posição central, chassis tubular, carroçaria em fibra, tracção às quatro e por aí fora. Mas desenganem-se, mais uma vez, a Ford lançou o carro perfeito na altura errada. Este carro encerra uma era de belas máquinas, que seriam banidas após o trágico acidente de Joaquim Santos, no rali de Portugal de 86, precisamente a estrear-se aos comandos da máquina infernal da Ford. Estes carros eram demasiado rápidos, pelo que viriam a ser banidos das competições, esgotando-se assim a participação do RS200, após apenas três provas no Campeonato do Mundo. Ficou assim por saber se este carro seria tão bom nas corridas como no papel e se era desta que a Ford ganhava o caneco. Na foto vê-se Malcolm Wilson, hoje director desportivo da Ford no Mundial, aflito para controlar esta besta de potência. Diga-se de passagem que ele era tão pézudo que teria dificuldade em controlar qualquer coisa com mais potência que um Ford Anglia.

1 comment:

Anonymous said...

Também sou fã desse senhor!!