Tuesday, November 01, 2005

Carro do outro mundo


Já à algum tempo que ando para escrever sobre isto, por um motivo ou por outro não o fiz, mas a cada salão automóvel que passa, este tema é cada vez mais inadiável, a “ecologialização” do automóvel, ou melhor a orientalização do automóvel.
À medida que se dá a transformação ecológica do automóvel verifica-se que ao mesmo tempo os automóveis se vão tornando mais japoneses. No último salão automóvel ficou bem patente, à medida que as grandes marcas europeias insistem em ignorar o inacreditável preço do barril de petróleo e os níveis de poluição devido a emissões, com lançamentos que mais parecem da quinta dimensão, os construtores japoneses mostram que já à muito fizeram o regresso ao futuro, apostando em apresentar quase ao ritmo da indústria informática, novas soluções de veículos mais económicos e menos poluentes. Se não vejam, enquanto a Audi apresenta o diesel mais potente do mundo, no Japão são proibidos, em Tóquio, veículos que utilizem este combustível. A Honda lança a segunda geração de veículos híbridos, para produção em série, para clientes reais, muito à frente dos protótipos e demonstrações de intenções dos construtores do velho continente.
Costumamos dizer que os Japoneses são bons a aperfeiçoar as ideias dos outros, pois bem, até isso está radicalmente ultrapassado, a Toyota é o 2º construtor do mundo, a meia dúzia de anos de se tornar o primeiro e atrás dela vêm os outros construtores Orientais, que à muito se aperceberam para onde caminha o mercado dos combustíveis fósseis, para a extinção, arrastando com ele, certamente, muitos dos grandes construtores de automóveis “pavão”, que ostentam argumentos que já não cabem nos nossos tempos, nas nossas economias e nem nunca couberam nas nossas estradas.
Quando daqui a uns milhares de anos os paleontólogos desenterrarem um Bugatti Veyron de mil cavalos, vão certamente teorizar acerca da vida extraterrestre na Terra, pois acabam de encontrar um automóvel que só pode ser construído para andar em estradas de outro planeta, por condutores de outra galáxia e abastecido por bombas de gasolina infinitas como o universo.

No comments: